terça-feira, 17 de maio de 2011

Power Brazil! (quem nunca correu atrás do busão, que atrase uns minutinhos o relógio)

Vi esse vídeo há um bom tempo, e resolvi voltar a ele para dar uma ‘situada’ geral em nossa pátria.



Quantos de nós, brasileiros, somos capazes de reconhece todo o poder Brasil tão aclamado e otimamente apresentado pela matéria do 60 Minutes (um programa norte-americano, que apresentou a matéria logo ao fim das Eleições 2010)?

Não só a excelência no futebol (que na ultima Copa deixou tanto a desejar), o samba no pé do Carnaval, mas o país do futuro, cujo futuro finalmente chegou!

Atravessamos um momento histórico, um momento de quebras de preconceitos que foram tão fortemente enraizados em nós, e que invariavelmente definem nosso comportamento. Fomos moldados a ‘olhar’ para o ‘exterior’ e crer que eles só queriam nosso mal, tirar o que é nosso e dar no pé! Ao menos tempo em que se por um lado pensávamos assim, por outro, tínhamos maior reverencia para com aqueles que voltavam de uma temporada por lá, seja para plantar uva, trabalhar de babá ou de colhedor de cebola nas safras de outros continentes! (não que esteja com isso desmerecendo essa ou aquela profissão e trabalho, o que é para ficar aqui é a grande falta de coerência que tivemos, e temos em muitas questões). 

O Brasil vive um boom econômico, social e ambiental sem precedentes. Nosso país está na BRIC’s (Brasil, Rússia, Índia e China – os futuros centros comerciais e econômicos das próximas décadas. Como chegamos lá?!) 
Os olhos do chamado ‘exterior’ se voltam para nós na busca do que fazer para dar certo, e o que não tentar de jeito nenhum! Claro que em um novo patamar. Brasil já foi, e continua sendo a referencia em uma América Latina, que às vezes passa esquecida do resto do mundo. Um exemplo a nível mundial são os artistas latinos que têem hoje sucesso reconhecido e que antes disso utilizaram o país como um palco de lançamento, uma espécie de pré-vestibular para a crítica do mundo das celebridades. Passaram por aqui, melhoraram e conquistaram o mundo. 

Hoje, as empresas que buscam os solos tupiniquins são tão bem preparadas e vem com um arsenal de conhecimento sobre a gente que assusta! Conhecimento esse que nem mesmo nós, brasileiros sabemos. Desembarcam na nação verde e amarela com uma espécie de guia para não deixar os brasileiros desconfiados e descrentes. Querem trabalhar conosco, querem aprender nossa receita. Fomos durantes anos o país mais verde no sentido de não ser totalmente industrializado. Éramos os seres do mato! Somos aquele que exporta commodity da agroindústria e importa os produtos acabados. Hoje, por conta desse atraso, somos a economia mais sustentável (que a mídia gosta de chamar de verde) do mundo. A crise do petróleo, 40 anos atrás, levou o país a criar, e posteriormente desenvolver o programa mais completo e valido de biocombustíveis, o ProÁlcool. Nossas reservas do pré-sal, na ponta do lápis, vale mais que a Apple! A maior parte da Amazonas pertence ao solo nacional e brigamos por ela.  

Lá no vídeo nos:  09:13. O Br é serio?!  11:15 Querem saber mais que nós?! 11:33 Copa do Mundo de fato sai?!

Bem, brasileiro faz piada de tudo. Afinal, até na Câmara tem palhaço! E depois de toda a polêmica de saber ou não ler, eis que... (a gente não tem culpa das piadas prontas né).

Uma vez ouvi algo assim “Aprenda com os erros alheios, você não viverá tempo suficiente para cometê-los todos sozinho”. Talvez inconscientemente sigamos o jogo do Contente (aquele do livro Pollyanna de Eleanor H. Porter) ou acreditamos na Lei de Murphy e em ultimo caso, temos consciência de que não há nada ruim que não possa piorar. Ou somos altamente mesquinhos e egocêntricos, daqueles que se sentem bem em saber que sempre tem alguém pior que você! :D

E a Copa?? Ai minha gente, nem se sobrar pro Ibama convocar a Seleção (Pato, Ganso....) ela sai!!!!! 

E por ultimo, quem nunca correu atrás do busão, que atrase uns minutinhos o relogio ;)

I Love BrazilLL

Gostei desse texto! Veja ae

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...